Tópico de Ajuda: Como fazer pedidos corretamente

Resultado de imagem para shay mitchell GIF

Olá, pessoas lindas!
Eu sou a Skinny e decidi criar esse post em parceria com a Lady Stark e sugestões de toda a equipe da PND com intuito de ajudá-los a formular os pedidos.
Por que? Por conta de muitos problemas que estão ocorrendo aqui no blog.
E quais seriam esses problemas?
Pois bem,

Faz algum tempo que nós temos visto que alguns clientes não estão sabendo formular os seus pedidos (tanto na parte de design quanto nas categorias de texto) e isso tem prejudicado muito na hora da entrega dos pedidos. Futuramente, esse texto vai te ajudar bastante quando precisar fazer um pedido e mais ainda para que o mesmo seja entregue corretamente.
Então se você leu isso até aqui, por favor, continue!


Primeiro, deixarei alguns link úteis: FAQ   -  REGRAS 

Os tópicos de ajuda foram divididos por categoria para que todas as dúvidas sejam esclarecidas.
Caso tenha mais alguma dúvida, basta comentar que algumas de nós da Staff ou da moderação responderemos de bom grado.

Vamos lá!
Antes de Fazer o pedido:

☂ Leias as regras, você pode encontrá-la na barra de menu na imagem que fica no topo, ou pode acessar por aqui mesmo;

☂ Durante toda a página de regras, você encontrará campos específicos para cada categoria, leia todos, principalmente o do seu pedido;

☂ A palavra-chave se encontra no meio das regras, seja no meio de uma frase, ou de um outra palavra, se lerem tudo com atenção, vão encontrar; A staff não vai dizer onde ela está. Se não achar, leia novamente com atenção que encontrará.

☂ Um conselho de mãe: pedir a palavra chave pra alguém não te faz espertinho, você vai deixar de conhecer as regras e poderá ter seu pedido cancelado da mesma forma.


Terminou de ler as regras?

Agora é só ir até a página ENCOMENDE que também fica na barra onde encontraram o menu para as regras.



Categoria de Capas [DS] [CW]:

Assim que você abre o formulário de pedido de capas se depara com essa imagem:


 Aqui estão todas as informações que você precisa saber antes de fazer o seu pedido como regras ou galeria de imagens. E até mesmo o link para o grupo do WhatsApp para tirar as suas dúvidas e socializar com outras escritoras.

 Já nessa segunda página você se depara com isso.


 As três primeiras perguntas são fáceis: e-mail, nome da história e seu nome de autor. 

 ✘ Frase:

A quarta pergunta é uma frase. A frase tem que ser algo curto. Deve ser breve e que diga um detalhe sobre a história ou os personagens. Então por favor, Não enviem uma sinopse como frase. Frases muito grandes acabam poluindo a capa. Também existem casos de histórias com nomes muito grandes e somando a uma frase enorme o resultado não é agradável. Nesses casos, a capa fica com muita informação e faz a própria perder todo o brilho e o charme que deveria ter. Se desejar colocar uma frase na capa, pense muito bem no que vai colocar.




✘Artistas:

Em artistas, coloque o nome da celebridade ou personagem de animação que deseja na capa. Assim como a frase, pedimos que coloque no máximo 4 pessoas (como está nas regras para essa categoria), exceto por grupos de bandas. Mais que isso é informação demais.



✘Onde a fanfic será postada:

Aqui você nos dirá onde será postada a sua capa. Spirit, Wattpad, Nyah, Inkspired, Fanfiction.Net, entre outros. Marque a opção correta.



✘Imagens, gifs ou Pngs de sua preferência:

Essa parte não é obrigatória, mas se tiver preferência de imagens, que algumas coisas fiquem esclarecidas:

GIFS: GIFS são umas coisinhas muito chatas para se trabalhar. Logo, fique ciente que quando se tem imagens de formato GIF em capas é provável que o pedido demore mais do que normal para ser entregue. 
Mas por quê? Porque quanto mais quadros de imagens o GIF tiver, mais difícil é fazer o GIF funcionar na capa e muitas vezes temos até que refazer a capa inteira, pois a imagem não comporta tantos quadros. Algumas vezes, o GIF enviado é tão pesado que não funciona de jeito nenhum, ou detona muito a qualidade da imagem, e o pedido acaba sendo entregue sem o GIF.
Por todos os motivos citados, escolham DOIS GIFS no MÁXIMO para a sua capa.

IMAGENS: Quando forem escolher imagens para capas, NÃO PROCURE em sites como Pinterest ou semelhantes. Muitas imagens vêm cheias de filtros de outras edições, sem qualidade e pequenas demais para o tamanho da capa. Se a sua capa contém uma celebridade, procurem por photoshoots de sites de fãs que provavelmente você encontrará fotos em alta qualidade.

Se atentem ao estilo da sua capa e história, se sua fanfic for dark e quer a capa nesse estilo, não rola mandar imagens fofas, o mesmo com uma capa com um ar mais triste e recebermos imagens ondes os personagens estão rindo.

Não sabe como fazer isso? Digite no Google. Exemplo: Sophie Turner photoshoots e clique em Imagens ou clique no site fã onde tem um acervo de imagens photoshoots da celebridade. Para quem não sabe, photoshoot é Sessão de Fotos em Inglês. 
Se desejar imagens de animação, procure por sites que hospedam imagens do mesmo.

Lembre-se: alta qualidade é = A uma capa mais nítida e bonita.



PNG: Pngs são imagens sem fundo, exemplo:


Isso ajuda e muito no processo de criação da capa, pois é menos tempo recortando a celebridade ou animação do fundo em que ela está. Menos tempo gasto nesse processo significa menos tempo de sua espera pela sua capa.
Procure no DeviantART por packs de pngs de seus artistas e nos mande os links que facilita e muito o trabalho de todas nós. 

OBS: Não envie selfies com baixa qualidade. 
Não trabalhamos com imagens de baixa qualidade, incluindo selfies de Instagram.



 ✘ Estilo:

O estilo da sua capa é determinado aqui. As opções são: Dark, romântica, fofa, Preto e Branco ou Vintage. Na opção OUTRO você pode querer determinar uma mesclagem no estilo.
Exemplo: Quero uma capa Dark romântica ou Quero uma capa preto e branco, mas com o objeto X colorido. 

Acima de tudo nesse momento vocês também precisam ter algumas obviedades: 

Alguns pedidos chegam como: Fofo e dark/ divertido e triste/ dark bem colorida (dependendo até rola, mas as capas dark normalmente são mais opacas e escuras, em tons não muito alegres).





 ✘Sobre a Fanfic:

E aqui é onde o bicho está pegando.
Aqui não é para você colar o link da sua fanfic, ou a sinopse dela. AS DESIGNERS NÃO SÃO SUAS LEITORAS. Nós NÃO vamos ler a sua história para saber do que ela se trata. “Então o que eu deveria escrever aqui?

Em Sobre a Fanfic você vai nos contar sobre o que se trata a sua história.
Se é uma história sobre vampiros, criminal, fantasia medieval, romance de época, romance erótico, entre outros. O que acontece na sua história? SIM, VOCÊ PODE DAR SPOILERS, não vamos sair repassando por aí...

Isso ajuda, e muito, no processo criativo da sua capa. Diga-nos como é seu personagem. Cite as características físicas (cor e tipo de cabelo, cor da pele, dos olhos, estilo de vestimenta, tipo de corpo), idade, personalidade, temperamento, profissão, espécie (se for o caso), passatempos e ambições.

Lembre-se de dizer os nomes deles junto com os nomes das celebridades para não ter erro.  



 ✘ Categoria:

Aqui você só dirá se é uma FANFIC ou história ORIGINAL.
Exemplos de categoria de fanfic: Crepúsculo, Jogos Vorazes, Harry Potter etc.



 ✘ Observações:

Essa é uma das partes mais importantes do seu pedido.
Aqui você vai nos dizer informações importantes. Se é uma capa com dois casais, você irá nos informar quem é o par de quem. Se for uma história de suspense ou ação, você precisa nos dizer qual personagem ficará no centro da capa sendo o destaque dela. 
Logo depois vai nos dizer suas preferências de cores que deseja na capa, elementos etc. 
Resumidamente, como você quer a sua capa?



✘Preferência de designers:

Aqui está a lista com todas as designers que temos nessa categoria.
Caso goste mais do estilo de edição de alguma, você pode pedir preferência por ela.
Logo abaixo tem o Link da história e o nome da conta que você seguiu o blog. Após essas duas perguntas tem mais uma: Se você está ciente que precisa comentar no seu pedido após ele ser entregue. Se você NÃO fizer um comentário na postagem de entrega da sua capa, ela irá para doação de capas. Portanto, você correrá o risco de ter capas iguais a sua por aí nas plataformas.





✘Palavra-chave:

A palavra-chave SE ENCONTRA NAS REGRAS DO BLOG.
Leia as regras atentamente e você conseguirá encontrá-la.
NINGUÉM vai dizer qual é a palavra-chave. Ela existe por um motivo e o motivo é que os clientes precisam ler as regras para tirarem as suas dúvidas e evitar certos problemas.

No final da página estão os nossos agradecimentos pela preferência e um breve aviso que consiste em: pedidos com fotos de celebridades que não tenham fotos em alta qualidade ou ensaios fotográficos serão cancelados. Exemplos: Youtubers e alguns atores e atrizes que não possuem ensaios fotográficos.



Por fim entendam não somos Deusas do photoshop então sejam mais coerentes na hora de fazer os pedidos, há coisas que não dá para fazer.





Categoria de Banners de Capítulos [BC]:


Em banners se aplicam as mesmas coisas que foram ditas na explicação de capas com uma única diferença de que pergunta: Faça uma breve descrição do capítulo e Nome do capítulo

☄ Na parte de BREVE DESCRIÇÃO DO CAPÍTULO nos informe BREVEMENTE o que vai acontecer no capítulo. Ou seja, começo meio e fim. 

☄ Em NOME DO CAPÍTULO escreva o nome do capítulo. Se for um banner coringa (Que vai estar em todos os capítulos), nos informe.

Observações: Caso seja um banner coringa e você tenha preferência de cores, indique. Por exemplo: se a capa da sua história foi feita em tons de roxo e você quer que o banner combine com a capa, diga que deseja o seu banner em tons de roxo.



Categoria de Assinatura [ASS, ABG, AB]:


☄ Em Título você coloca o seu nome de usuário ( se for para blog, como assina seus pedidos, se for para spirit seu user de lá). Ou seja, o nome que deseja que esteja escrito na sua assinatura. Exemplo: Skinny.

A parte mais importante são as Observações.
☄ Coloque aqui as cores que deseja, como imagina as posições, preferência de designer, aquilo que você realmente quer.



Categoria de Wallpaper [WPP]:


☄ Em QUAL A MARCA DO SEU CELULAR? Você precisa colocar a marca e o modelo dele.
Exemplo: Meu celular é um ASUS Zenfone Pegasus 4S Max Plus. O tamanho da tela dele é diferente de um Zenfone 4,3,5 etc. 

Estamos perguntando, pois devido ao formato de alguns celulares, os wallpapers podem perder os detalhes e a qualidade, por isso precisamos saber exatamente para que possamos adaptar de acordo com o seu telefone.




Categoria de Pack de Twitter e YouTube:

O problema mais comum dos pedidos dessa categoria é na hora da entrega. Muitos clientes não sabem como salvar os packs, principalmente os de YouTube. Assim que seu pedido for entregue, siga esses passos:
☄Clique em cima da imagem. Assim que a imagem abrir, clique novamente para ela ficar em seu tamanho original.

☄Salve a imagem e depois coloque no seu canal.

Categoria de Trailers:

☄ Na hora que você fizer o seu pedido, escolha os vídeos certos e sem marca d'água (vídeos que foram editados por outras pessoas). Descreva como quer cada cena, onde ela se encontra e em qual vídeo. Fale sobre o enredo da sua história com detalhes e elementos que são importantes para o seu trailer.

☄ Se for pegar um vídeo com alguma compilação, ou de vídeo clipe, certifique-se dos efeitos que já tem nesse vídeo, por que não podemos deixar eles crus por questões, muitas vezes, de direito autorais e se já tiver muito efeito ficara pesado e ruim de ver.

☄ Quando pedimos uma explicação, nós queremos um roteiro. Lembrem-se: Luna não leu a sua história, mas vai fazer um trailer sobre ela. Um trailer tem que ter vários acontecimentos espalhados da história e até mesmo podem dar um gostinho do fim, sem que ninguém saiba, exceto por você e o trailer maker. Então explique sua fanfic do começo ao fim, não tenha medo de sairmos distribuindo spoilers por que não vamos. Quanto mais informações tiverem, melhor e mais parecido com sua fic o trailer vai ficar.

☄ Não são obrigados a mandarem vídeos e músicas, mas ao menos deixem tudo muito bem explicado para que a gente possa saber o que colocar.



CATEGORIAS DE TEXTO



BETAGEM DE SINOPSE OU SINOPSE:

Essa é uma das poucas categorias de texto que o formulário não precisa de tantas perguntas, mas na parte onde pedimos para o cliente nos contar um pouco sobre a sua história, é necessário reforçar que precisamos que ele seja bem detalhista.

Conte-nos um pouco sobre a sua história com um super resumo. Seja bem detalhista e nos informe tudo o que você tem planejado para o enredo. Não envie o link da fanfic. Isso não ajuda em nada porque nós não vamos ler a sua história. O beta NÃO é seu leitor. Você pode contar tudo o que planeja fazer na fanfic que não tem problema. Para construir uma boa sinopse é necessário ter um bom conhecimento da história.


HELP FANFICS:

Logo no início do formulário nós já deixamos bem claro que não escreveremos as histórias para os clientes. A função da categoria Help Fanfics é ajudar os escritores com o desenvolvimento da história e colocamos lá todos os tópicos que oferecemos ajuda.

É necessário que você descreva os acontecimentos de sua história com o máximo possível de detalhes.

Aqui o cliente deve nos fornecer o máximo de informações possíveis nem que para isso ela precise escrever um texto longo.

Logo depois a gente pede para que o cliente marque as opções de tópicos em que ele precisa de ajuda.

O que eu mais tive problema até hoje foi: ajuda para desenvolvimento o enredo.

Exemplo fictício: O autor fez um resumo raso que me fez pensar que o conflito principal da história era entre a protagonista, a irmã dela e o mafioso que tenta roubar o território de atuação da protagonista e de outros mafiosos e traficantes menores. Isso porque, no resumo ele deu tanta ênfase a esses personagens que, mesmo após eu ter entrado em contato para esclarecer algumas coisas que estavam no resumo, ele não citou que o tal mafioso inimigo era mais do que parecia ser.

A história começa quando o pai das meninas morre (elas já são órfãs de mãe) e o advogado vai até a casa delas para ler o testamento. Sansa é a irmã mais velha e o pai diz que ela apenas assumirá os negócios depois de se casar. E ele delimita um prazo: trinta dias após a leitura do testamento. Se ela não se casar, o posto de herdeira passa para Arya que também deverá se casar para assumir os negócios. Sansa se casa com um jovem traficante (Joffrey Baratheon), mas no início o casamento deles é só fachada. Eles assinam um contrato e se casam só para cumprir essa exigência do pai da Sansa. Antes do casamento a irmã mais nova pede para que ela renuncie ao posto de chefe dos negócios, mas ela se nega.

Após ler tudo isso, pensei que a irmã poderia se unir ao inimigo principal da protagonista e do marido dela. Os dois se tornam amantes e juntos, tentam destruir o casal principal. Tive o maior trabalho de escrever e planejar esse enredo. Quando entreguei, o autor disse que não era bem isso que ele queria já que esse mafioso inimigo era um IRMÃO PERDIDO das duas protagonistas e que a mãe que elas pensavam ter perdido quando eram crianças estava viva, tinha apenas fugido com outro criminoso e depois teve outro filho que agora era esse mafioso que causava problemas.

Agora você percebe o TANTO DE TRABALHO que o autor poderia ter me poupado se tivesse sido mais detalhista e mais claro quando fez o pedido? A preguiça dos autores nos atrapalha muito.

Como por exemplo, na história do enredo que eu citei: SE ELE TIVESSE DEIXADO CLARO que o mafioso era um irmão perdido das duas meninas eu JAMAIS teria inventado que a irmãzinha usurpadora pentelha pudesse se tornar amante do cara e que juntos os dois tentariam destruir o casal principal.

Enfim... Nós precisamos que o autor tenha uma ideia do início, do meio e do fim da história e que esse resumo seja rico em detalhes. Caso NÃO saiba exatamente o que deseja fazer e queira ajuda para isso, você precisa deixar MUITO CLARO o que NÃO QUER para depois não vir reclamar de coisas que não disse, e que nós não sabíamos que não poderia ser feito daquele jeito.



 Por fim... NÃO COBREM AS DESIGNERS, NEM AS BETAS, OU TRAILER MAKERS pessoalmente, depois do pravo, podem fazê-lo na c-box. Na segunda cobrança privada o pedido é cancelado!


 Espero ter ajudado com as dúvidas, assim evitamos pedidos refeitos por coisas que poderiam ter sido evitadas se tivéssemos mais informações ( e as informações corretas) no formulários dos pedidos. A equipe da PND agradece todo o carinho e reconhecimento que recebemos de todos e muito obrigada por lerem até aqui.


Comentários

  1. No pack de twitter, é possível pedir aquelas imagens/edições que ficam fixadas no perfil? Eu entendi que é tipo icon + header, mas posso estar enganada.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Não consigo acessar a área para acompanhar os pedidos, pode me dizer o que ouve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora.
      Então, não sei o que está havendo. Mas... Já tentou limpar o cache do seu navegador? Talvez seja isso. Tente novamente, não desista. <3

      Excluir
  3. Olá eu fiz um pedido, como vou saber se ele foi aceito? A capista se comunica comigo por por onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora.
      Não entramos em contato, a menos que seja necessário. Você vai saber se foi aceito pelo cronograma, acessando o menu no topo do blog clicando em ''ACOMPANHE'', E LENDO AS LEGENDAS DO CRONOGRAMA. Espero ter ajudado. <3

      Excluir
  4. Olá, vocês possuem data prevista para a abertura dos pedidos de layout? ^^

    ResponderExcluir
  5. Ainda está aberto? Tô procurando pedidos abertos para minha fic T.T

    ResponderExcluir

Postar um comentário

*Proibido usar palavras ofensivas.
*Não aceitamos brigas, caso aconteça, levará advertência e será banido do blog e nunca mais fará pedido algum.
*Seja respeitoso(a) com o próximo, respeito é bom, todo mundo gosta.
*Seja tolerante.
*Fazemos de graça, não cobramos, então, releve se algo não sair do jeito que goste. Se pedir com educação, refazemos. Afinal, estamos aqui para ajudar. E além disso, tudo dá trabalho de fazer.

OBS: CASO O PEDIDO NÃO TENHA FICADO DE SEU AGRADO, VOCÊ PODE SIM REFAZE-LO OU PEDIR POR MUDANÇAS, NÃO SE SINTA ENVERGONHADO(A)!

Caso não goste de seu pedido, comente, mas que seja com respeito. Caso goste, comente também s2.

Agradecemos pela compreensão.

- Equipe PND