DICAS DA PD : 2°COMO ORGANIZAR E PLANEJAR O ENREDO DE SUA HISTÓRIA

Painless Design: DICAS



COMO ORGANIZAR E PLANEJAR O ENREDO DE SUA HISTÓRIA


COMO ORGANIZAR E PLANEJAR O ENREDO DE SUA HISTÓRIA:

Primeiramente, abaixo estará separado o exemplo de duas pessoas: Uma organizada e a outra tentando ser organizada.

Pessoas organizadas: Você que adora se organizar, às vezes comentam que você é perfeccionista. Você tenta deixar tudo planejado, tudo em mente e às vezes, isso acaba nem dando certo. Aqui tenho a dica certa! Primeiro, tem que pensar com calma; “O que eu desejo para minha fic?”. Não adianta começar já escrevendo com a carroça na frente dos bois e colocando aquela linda frase na descrição da história: “sinopse horrível, mas fanfic ótima”. Sinceramente, eu passaria longe dessa história, mas fácil pedir para um amigo ou até mesmo, aqui no blog para fazer uma descrição mais adequada para sua fic.
Depois pense no que quer em sua história, entretanto, o mais importante, é ter em mente o começo, um meio e um final.

EXEMPLO:
Começo: Mariana vai mudar de escola, conhecer um pessoal novo e virar amiga deles. Vai conhecer um belo rapaz, mas fica longe porque namora.
Meio: Mariana vai começar uma banda com esse pessoal, vai ganhar uma carona do rapaz, até a casa do namorado, porque sabe que esse X rapaz namora também e ao entrar na casa os dois veem seus respectivos pares traindo eles.
Final: A banda fica famosa, eles viajam pelo mundo, Mariana fica com o rapaz X.
Claro que você não vai escrever bem isso. Uma história, por mais pequena que seja, é algo que tem de ser bem elaborado, porquê temos muitas histórias boas, no entanto, não são bem elaboradas e não tem aquele ponto X que chame a atenção logo de cara. Você escrevendo suas ideias, pondo uma noção básica do que vai ser escrito, vai ser algo bem mais fácil de se escrever e de ter o que escrever.

Pessoas não organizadas: Primeiro você deve pensar no porque de querer escrever à história. Você antes de começar a escrever, tem que levar em conta a organização e saber do que está escrevendo e como vai ser. Se gostou, vamos para a próxima etapa.
Nome: Ver o nome que quer colocar é fundamental. O nome, vai ser um dos pontos X que chamará a atenção de seus leitores. Recomendo que procure em sites para ver se não tem um nome igual, para assim, você se destacar diante das outras. Pense, com o mesmo nome, vai ter aquela certa comparação.
Conseguiu o nome? Ótimo, vamos para a sinopse. Dica ali de cima, funciona aqui também. De maneira alguma coloque em sua descrição “Sinopse lixo, fic boa”, pois de 50 leitores, você perde 30 nesse.
Capa: A capa, não é só uma capa. Ela chama o leitor. Muitos leitores procuram histórias e talvez, sua descrição, não chame a atenção para lerem sua história e sim a sua capa. Peça uma em blogs, ou página, ou até mesmo, aqui na PD. Esses pontos X prontos, podemos ir para a próxima etapa.

ESCRITA E IDEIAS:
Primeiro, é fundamental você separar o enredo em três etapas: Começo. Meio. FIM.
Como vemos lá em cima, temos que organizar TUDO antes de começar uma nova história e um novo projeto.
Um escritor, sempre tem ideias. Não importa o lugar… Podemos estar no banho, comendo, na rua, dormindo, sonhando – Como vimos na postagem anterior. –, enfim, em praticamente todos os lugares. Por isso, temos que andar sempre com um caderninho + uma caneta, ou alternar por um bloco de notas no celular.
Por mais boba que seja sua ideia, é bom guardá-la, pois num futuro próximo ou longo, poderá reaproveitar a ideia em um enredo novo. Eu mesma já fiz isso várias e várias vezes.

Ex:
Princesa Fiona: Vai conhecer o príncipe e ela vai para a Suécia e lá ela se apaixona por um camponês e viaja no tempo por causa do unicórnio rosa e amarelo. Mais ou menos no capítulo 13.

Lembrem-se, anotem!
CRONOGRAMA DE POSTAGENS
É sempre bom ter aquele tempo extra para fazer suas coisas e também escrever. Se você for uma daquelas escritoras ou escritores, que, tem várias histórias e que escrever em todas ao mesmo tempo, recomendamos um cronograma.
Mas ai você pergunta ‘’Ah, mas um cronograma é muito chato e acho que vai me desorganizar e não tenho tempo pra isso...’’
Bom, minha cara, um cronograma serve mesmo para lhe dar tempo. Ele vai ajudar aos leitores a saber os dias das postagens, vai dar tempo de betar seu capítulo e ainda, ver o que quer colocar ou tirar.

Ex:
Segunda ‘’Fiona e príncipe viajante no tempo’’
Terça ‘’Raparigueira da janela oca’’ (Sou péssima em títulos kkk)
Quarta ‘’Finjam que isso é um titulo’’
Quinta ‘’Tudo bem, já chega’
Sex…. Ah, vocês entenderam, né? Rs

Bom, é basicamente isso.


TEMPO DA POSTAGEM
Bom, você definir o tempo que vai postar, é fundamental… Sério.
Ele vai indicar quem está narrando quem… Por exemplo, se você misturar uma 1°pessoa com a 3°pessoa, não vai fica bom, ou se misturar tudo, pior ainda. Muita gente comete este erro.

Vamos lá!

Pessoa → É quanto seu personagem narra a história. Usamos muito ‘’Eu’’ ‘’Nós’’ na escrita. Ao meu ponto de vista, essa é um jeito de escrever bem mais fácil para um escritor iniciante, porém, exige um pouco de sentimento, pois você é o personagem e o personagem se torna vocês. Pense, você está ali escrevendo, mas tem que saber exatamente o que por na narrativa.

Então, a primeira pessoa, é quem está falando, ditando, sentindo o momento por ele mesmo.

2° Pessoa → Nem todos usam, pois é uma narrativa cansativa e causa muito bloqueio. Quando se começa a escrever com este tipo de narrativa, tem que levar até o final. Essa narrativa pode ser verbal ou oral. É uma narrativa que conta a história, narrando passo a passo. Utiliza-se muito o ‘’Você’’ e ‘’Tu’’.
Ex: Imagine-me saindo de dentro de um túnel, eu e você estamos fugindo de grandes feras. Estamos num mundo estranho, onde temos que lutar por nossas vidas.
É mais ou menos isso.

3° Pessoa → Não é tão fácil, nem tão difícil. É uma narrativa leve e assim como a 1°pessoa, é leve e mais fácil de escrever. Nesta narrativa, podemos descrever melhor os personagens, os momentos e o cenário da mais simples forma possível. Possibilita mais liberdade ao escritor.
Mas como disse, também é difícil, pois na hora de descrever o cenário, ou só descrever um personagem, acabamos por esquecer uma coisa ou outra. Por isso, temos sempre que revisar e voltar a escrever o que falta. Utilizamos muito o ‘’Eles’’ ‘’Ele’’ ‘’Ela’’ e ‘’Elas’’


UMA LEITURA LONGA OU UMA LEITURA RÁPIDA?
Bom, muitos leitores entram em dúvida na hora de escrever um capítulo, sobre escrever um capítulo grande, ou um pequeno.
Algumas histórias, fazem capítulos muito longos e muito formais, o que causa um cansaço fazendo que muito leitores desistam desta leitura. Tudo bem que temos que escrever algo bom e bem escrito, mas, às vezes, o muito bem escrito e o muito bem formal, torna o que seria bom em ruim e tedioso demais. É como olhar para uma tartaruga comer ou andar, entendem?

Uma história com um capítulo grande, é bom. Acho que para aqueles que escrevem mais de 2.000 palavras em todos os capítulos, poderiam demorar mais para escrever e na dica lá em cima, poderiam adquirir a ideia do cronograma e postar semanalmente.

Agora aqueles capítulos pequenos com menos de 1.000 palavras, se torna chato e legal ao mesmo tempo. Chato porque ás vezes tudo se torna rápido e demorado. Rápido porque a narrativa às vezes não faz sentido algum e demorado porque às vezes a pessoa demora mais de um século para postar.
Resumindo:
Você escreve 100, 300, ou 700 palavras e demora pra posta? Escreve um pouco mais, talvez umas 1000?
Você escreve muito formalmente? Bom, tente fazer seu texto mais divertido e assista a chuva de leitores. Não deixe seu texto monótomo. Leia ele, se você não aguentar ler o que escreve, outras pessoas também não vão aguentar.
Você escreve um capítulo muito longo? Bom, parabéns, nós, leitores, amamos, mas, às vezes, 3mil, 4mil ou 5mil palavras, torna a leitura cansativa quando é uma postagem atrás da outra.


Então é isso.
Gostou das dicas? Quer dar sua opinião sobre as próximas dicas? Fácil, comente aqui em baixo e talvez a sua sugestão seja a escolhida. Obrigada por ler e comentem!
-Kiss.


Comentários